Qual a diferença entre lentes de vidro, policarbonato e resina?

 

Quando se trata de escolher as lentes para seus óculos de grau, é comum ficar em dúvida entre os diferentes materiais disponíveis. Os materiais mais comuns são a resina, policarbonato e o vidro, embora este último venha caindo em obsolescência. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha vai depender das suas necessidades e preferências.

As lentes de vidro são as mais antigas e tradicionais, e têm a vantagem de serem mais resistentes a riscos do que as outras opções. No entanto, elas são mais pesadas e quebram com mais facilidade do que as demais. Além disso, em caso de quebra, as lentes de vidro podem causar ferimentos nos olhos. Por sua vulnerabilidade e surgimento de novos materiais com tecnologias mais avançadas, o vidro vem caindo em desuso e sua indicação cada vez mais restrita a casos especiais.

As lentes de policarbonato são mais leves e resistentes a impactos do que as lentes de vidro. Elas são ideais para quem pratica esportes ou trabalha em ambientes com risco de impactos nas lentes. No entanto, elas são mais propensas a arranhões do que as lentes de vidro.

Já as lentes de resina são uma opção mais moderna e leve. Elas têm uma excelente qualidade óptica e são menos propensas a arranhões do que as lentes de policarbonato. No entanto, elas são menos resistentes a impactos do que as lentes de policarbonato.

As lentes de resina, por sua vez, possuem diversas variações que estão relacionadas ao tipo de resina na qual a lente é confeccionada, o que influencia em outro aspecto importante que é o índice de refração do material. O índice de refração de uma lente é que determina quão veloz será a passagem da luz, bem como a quantidade de desvio que sofrerá ao atravessá-la. Outro aspecto importante determinado pelo índice de refração é o nível de espessura das lentes: quanto maior o índice de refração, mais finas elas ficarão após trabalhadas. Os índices de refração das lentes oftálmicas são:

  • Lentes de resina 1.50: é a escolha mais comum no mercado óptico, especialmente indicada para baixas dioptrias, ou seja, até 2 dioptrias;
  • Lentes de vidro/cristal 1.52: foram as lentes dos primeiros óculos. Estão entrando em desuso devido ao surgimento de novos materiais mais leves e resistentes;
  • Lentes trivex: são conhecidas por sua leveza e resistência, oferecendo uma excelente claridade óptica. Com propriedades comparáveis ao policarbonato, o Trivex se destaca pela sua resistência a impactos e arranhões, proporcionando aos usuários de óculos uma opção durável e de alta qualidade, sendo ideais para baixas dioptrias. Devido à sua resistência é muito recomendada para crianças;
  • Lentes de resina 1.56: pelo seu bom custo/benefício vem ganhando popularidade entre os materiais de lentes, por se situar como uma lente de médio índice, sendo ideal para até 4 dioptrias;
  • Lentes de policarbonato 1.59: suas principais características são a leveza e a robustez, traduzidas em sua resistência, e por este motivo, é muito indicada para o uso infantil. Com índice de refração 1.59 é ideal para até 4 dioptrias;
  • Lentes de resina 1.60 e 1.67: indicadas para médias a altas dioptrias, ou seja, entre 4 a 6, pois são mais finas que as lentes de policarbonato;
  • Lentes de resina 1.74 e 1.76: para quem procura óculos com lentes mais finas e leves. São ideais para dioptrias mais altas, a partir de 6, sendo as lentes de resina mais finas, respectivamente;
  • Lentes de vidro/cristal 1.70, 1.80 e 1.90: essas lentes apresentam maior índice de refração, com 1.70 (High-light), 1.80 (Lantânio A) e 1.90 (Lantânio B). Seu uso é recomendado para casos extremos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, com dioptrias acima de 20, por exemplo.

Em resumo, as lentes de vidro são mais resistentes a riscos, as lentes de policarbonato são mais resistentes a impactos e as lentes de resina são mais leves e têm melhor qualidade óptica, possuindo também uma grande variedade em materiais. Ao escolher o material das lentes, é importante considerar suas necessidades e preferências em relação a peso, resistência a riscos e impactos, qualidade óptica e custo.

Procure um unidade das Óticas Arcoverde mais próxima de você e saiba como fazer seus óculos de grau com qualidade e excelência. Nossos profissionais estão aptos a oferecer os melhores produtos para sua necessidade, além de serem capacitados para aferir todas as medidas ópticas para a confecção das suas lentes, a exemplo da distância das pupilas.

As Óticas Arcoverde

A rede de Óticas Arcoverde é uma empresa familiar fundada em 1962, na cidade de Arcoverde, em Pernambuco. Desde então, a empresa tem se dedicado a fornecer serviços de óptica de alta qualidade para seus clientes, oferecendo óculos de grau, óculos de sol, lentes de contato e outros acessórios. Com mais de 60 anos de experiência no mercado, as Óticas Arcoverde se tornaram referência na região e são reconhecidas pela excelência em atendimento e qualidade de seus produtos.

Com uma ampla variedade de opções de lentes disponíveis, escolher a lente ideal para seus óculos de grau pode ser desafiador. A boa notícia é que a Óticas Arcoverde pode ajudar você a encontrar as lentes perfeitas para suas necessidades visuais. Com a ajuda de nossos especialistas em óptica, você pode escolher as lentes certas para melhorar sua visão e garantir o máximo conforto. Visite-nos hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a escolher as lentes perfeitas para seus óculos de grau.

Ficou com alguma dúvida sobre qual lente escolher para seus óculos de grau? Entra em contato com a gente pelos canais de atendimento abaixo e fale com nossa equipe de especialistas:

0800-591-1815 | (87) 9.9958-7337 |  sac@oticasarcoverde.com.br

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

×
Welcome Newcomer

Compartilhar

Compartilhar

Carregando Ambiente Seguro