Óculos infantis: cuidados e importância

27/12/2016

Ao contrário do que poderia se imaginar, crianças podem se adaptar rapidamente ao uso de óculos infantis. Pois, hoje, contamos com modelos que possuem designs bonitos voltados para as peculiaridades dos rostos das crianças. Ou seja, são funcionais e fashion!

Normalmente, não precisamos fazer nada para que a criança aceite os óculos. Se ela tem uma deficiência visual e começa a ver tudo nítido, provavelmente, ela não vai querer mais tirá-los.

Ao escolher os óculos ideais para a criança é de grande importância as armações e lentes se adaptarem aos seguintes aspectos:

Idade e tamanho da criança

Sabe-se que as crianças são mais agitadas e não terão a preocupação que um adulto tem com os óculos. Procure peças mais resistentes. Tome cuidado com o tipo de lente: policarbonato e trivex, por exemplo, são lentes mais resistentes.

Para crianças muito pequenas, procurar peças que não possuem plaquetas ou charneiras que saiam com facilidade. Esses são os pontos mais frágeis do óculos e são partes que a criança pode acabar ingerindo ou colocando no nariz e ouvidos.

Observar a qualidade óptica dos óculos infantis

É fundamental que a lente dos óculos seja o maior possível. Isso não significa que os óculos serão feitos e a criança usará uma peça que a deixará com um aspecto carregado. Existem muitos óculos técnicos no mercado que são, principalmente, bonitos.

O campo visual deve manter o olho da criança no centro da lente de forma que ela possa enxergar apenas pelas lentes de correção.

Nariz – Ponte

Nas crianças os óculos deve ser apoiado no centro do nariz para que o olhar esteja sempre corretamente alinhado com o centro da lente. Portanto existe a necessidade de um formato anatômico para garantir o máximo conforto. Outro ponto importante é que o material seja não tóxico, para prevenir irritações na pele delicada da criança.

Se adaptar ao formato do olho

A forma da lente deve ser principalmente redonda para permitir a visão mais ampla possível. O formato redondo também ajuda a manter o olhar na posição correta, alinhado com o centro das lentes.

O tamanho das armações também podem variar em milímetros para garantir que o tamanho dos óculos seja adequado para o rosto da criança.

As hastes

As crianças possuem normalmente uma cabeça mais arredondada. É interessante o uso de armações que contém cordões e que proporcionam um ajuste ideal para o rosto da criança.

Envolva a criança no cuidado das lentes e óculos

Para crianças um pouco maiores, procure mostrar que é necessário um cuidado diário com os óculos. Deixe que elas utilizem um limpa-lente e uma microfibra para a limpeza dos óculos.

Indique um lugar correto para guardar os óculos durante a noite, enquanto estiverem dormindo.

 

Fonte: Fuijoka

Deixe seu comentário