5 alimentos que fazem bem para os olhos

19/01/2017

A saúde dos olhos está diretamente relacionada à saúde do corpo. Tudo o que faz mal à saúde e à boa forma prejudica também a visão. Mas, pensando na saúde ocular, é possível optar por alimentos que contribuem para melhor performance da visão.

Folhas verdes

As saladas de folhas verdes são uma ótima opção para o ano todo. Principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata. Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contribuem para diminuir o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance visual.

Cenouras e alimentos de cor laranja

Aquela história contada por nossos pais e avós faz total sentido. Além das cenouras, frutas e legumes de cor alaranjada são ricas em betacaroteno, que é um antioxidante natural, fonte de vitamina A, contribuindo com o funcionamento da retina e outras partes dos olhos.

Frutas vermelhas e cítricas

Essas frutas também exercem um papel importante na prevenção de doenças oculares, pois são ricas em vitamina C. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção e também impedem a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.

Ovos

Além de ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão.

Peixes

Os peixes são ricos em ômega-3 e ômega-6, além de ácido graxo, que atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde em geral.

Todo o cuidado com a nossa visão é importante. Alimente-se bem e não se esqueça de agendar consultas periódicas com seu oftalmologista, principalmente se você já possui alguma doença ocular ou dificuldade para enxergar.

 

Fonte: Dr. Ricardo Martin

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